2016 foi recebido aqui em casa com uma das coisas que mais amamos: comida! hehe
Já que estamos no auge do verão, nada melhor do que uma mesa bem farta, porém leve (além de ar condicionado, claro). Por isso passamos no mercado de São Pedro, famoso lugar para comprar frutos do mar aqui em Niterói e voltamos cheios de sacolas.
O combinado foi passarmos as últimas horas do ano juntos na cozinha, mas sem stress de cozinhar e chegamos à conclusão que nada melhor que um ceviche para cumprir esse objetivo. Resultado, foi um festival de ceviches aqui em casa! Fizemos de salmão, de camarão e de camarão com maçã (sério, fantástico!).
Para completar a mesa, atum semi-cru ao óleo de sésamo, ostras no vapor temperadas com limão e tabasco (super recomendo!) e outros acompanhamentos levinhos. De sobremesa, um fondue de chocolate com frutas silvestres (é, eu sei que o combinado era ser levinho…).
Aliás, queria compartilhar com vocês alguns segredinhos que fui aprendendo (na marra) nas minhas experiências com ceviche, já que é um prato que fazemos muito por aqui no verão. Quando pintar aquela vontade de comer algo levinho e fresquinho, segue essas dicas que não tem erro:
Meu Ceviche de Salmão
Eu simplesmente pico 400g de filé de salmão em cubinhos (temperado com sal a gosto) e cubro com uma combinação de partes iguais de limão siciliano e laranja e levo à geladeira por 2 horas. Eu sei que você deve ver muitas receitas por aí com limão taití, mas com o tempo fomos testando e chegamos a essa combinação que nos pareceu mais suave.
Depois do tempo de descanso, misturo com 1/2 pimentão amarelo, 1/2 pimentão vermelho, 1/2 pimentão verde e 1/2 cebola em tiras. Experimento para ver se está bom de sal, coloco um pouco de coentro e… está pronto!
Meu Ceviche de Camarão
Eu faço do mesmo jeito que o de salmão e às vezes até misturo os dois no mesmo ceviche. A única diferença é que o camarão não deve ser preparado totalmente cru. Então fervo uma panela de água, jogo 400g de camarão ali dentro, apago o fogo e deixo descansando por 3 minutos. Depois disso é só fazer igualzinho ao de salmão.
E que tal um ceviche com maçã?
A maçã tenho que reconhecer que copiei, hehe. Outro dia experimentei em um restaurante e decidi tentar em casa. Bom, basta adicionar uma maçã verde picadinha à receita. Ela da um toque ácido e doce maravilhoso!
Experimente esse molho na ostra
Outra coisa que deu super certo neste reveillon foram as ostras. Foi a primeira vez que fiz e foi um sucesso. Cozinhei ostras frescas no vapor por 10 minutos. Elas vão se abrindo à medida que vão cozinhando. Depois reguei com uma misturinha que fiz com limão siciliano e tabasco. Sério, ficou incrível!