Aqui em casa adoramos pimentas. E por isso estou sempre tentando descobrir tipos novos e também aprendendo como incorporar esse ingrediente de diferentes formas na minha cozinha.
Não é incomum alguém me perguntar um pouco assustado sobre meu uso de pimentas porque muita gente tem medo delas. Recebo muitas perguntas como “mas não é muito forte?”, “como vocês conseguem comer?”… e coisas do tipo.
Infelizmente há muitos mitos sobre uso de pimentas na culinária, principalmente na América do Sul, de onde venho. Salvo algumas em regiões do Brasil, a pimenta não é tão utilizada na culinária local como na culinária asiática, por exemplo.
A consequência é que muita gente acha que pimenta só serve para “arder” e nem imagina os diferentes sabores que se pode descobrir experimentado pimentas.
[instagram-feed]É claro que há algumas que tem como principal “atrativo” a picância excessiva. Mas há muitas outras que nem ardem! Além do mais, quando bem utilizadas elas podem sim equilibrar um prato.
Na culinária asiática é comum ser combinada com ingredientes que a balanceiam, como limão, iogurte, etc.
Quero começar a escrever mais sobre pimentas aqui no blog e tentar popularizar um pouquinho mais esse ingrediente tão rico e tão abundante no mundo.
Para começar, hoje estou publicando uma receita bem básica de azeite de pimenta que preparo aqui em casa. Leva apenas 4 ingredientes e você faz em 5 minutos!
Receita de Azeite de Pimenta
Pique os dentes de alho Retire o alecrim das hastes Pique algumas pimentas, mas deixe outras inteiras (você pode usar isso para dosar a presença de picância no seu azeite: quanto mais pimentas cortadas, mais seu azeite irá "arder") Coloque o azeite em um frasco junto com os demais ingredientes. Você pode usar imediatamente, mas o ideal é esperar alguns dias para os ingredientes saborizarem o azeite. Guarde sempre na geladeira.Ingredients
Instructions
Eu guardo nesse frasco próprio para borrifar azeite em alimentos.