Quando a gente cresce no Brasil acha que padaria é algo comum no mundo todo.
Mas não é.
Influenciados pela cultura portuguesa a gente se acostumou ao pão quentinho com manteiga pela manhã e àquela padaria de bairro da esquina que sempre nos salva quando queremos um lanchinho.
Só que na maior parte do mundo, essa realidade não existe.
A gente aqui já se acostumou ao café da manhã norte-americano, que prioriza a proteína sobre o carboidrato. E para falar a verdade, eu adoro!
Só que obviamente de vez em quando uma padaria faz falta.
Por isso tínhamos ficado tão contentes quando descobrimos algumas em Little Portugal. O único problema é que não ficam tão perto de casa.
Sábado passado a gente descobriu um paraíso escondido na King St W, bem perto de casa: uma padaria italiana!
A Forno Cultura fica no subsolo de um prédio e, se você passar desatento, não a vê. Só que uma vez que você atravessa sua porta discreta… um mundo novo se revela!
Além de uma variedade de pães – daqueles típicos italianos – você encontra doces e sanduíches, e claro: o que os italianos sabem fazer melhor: café!
O Cris vive reclamando que não se faz espresso como na Itália e acho que agora vai dormir mais tranquilo sabendo que pode ter um bom café pertinho de casa.
Da minha parte, amei o cappuccino, só reclamo do copo de vidro que me atrapalha a segurar líquido quente (por algum motivo a asa da xícara foi inventada, né?).
Agora, o troféu mesmo vai para o sanduíche, bem simplezinho à primeira vista.
O recheio é “apena” de tomate, queijo e presunto, nada muito novo, né? Só que o pão… meu Deus! O pão é frito no azeite, o que faz toda a diferença.
Normalmente, o pão apenas “segura” o recheio, mas neste caso ele é o personagem principal! Me faz pensar se o recheio não é para justificar o pão, hehe.
Pretendemos voltar lá mais vezes, principalmente porque queremos comprar pães frescos para comer em casa, um luxo por aqui.