Eu não sou católica, não sou de nenhuma igreja cristã, mas amei visitar o Vaticano. Há algo nesse lugar que realmente transmite um bem estar incrível, uma atmosfera diferente, sei lá.
Quando a gente viaja pela Itália, tudo o que mais visita são igrejas e museus com obras sacras. Como berço do Renascimento e sendo um país tão devoto, é até difícil separar a Itália do Catolicismo. O que falar do Vaticano então?
Bom, da pra falar o obvio, que você verá muita arte sacra, muitos artigos religiosos e muitos fieis em perigrinação. Mas além disso, da para falar que é um lugar com obras de arte espalhadas por todos os lados. A arquitetura é belíssima e a decoração luxuosa. Há corredores imensos de fazer inveja a aposentos de grandes catelos europeus, com muitos quadros, esculturas e afrescos de tirar o fôlego.
Como se não bastasse, lá se encontram duas obras importantíssimas de Michelangelo: os afrescos da Capela Sistina (infelizmente, proibido fotografar) e a Pietá, uma das escultura mais impressionantes que você verá na vida.
O local é cheio, muito cheio. Com muitos fieis e turistas também. Tanto que acho até que falta um pouco de respeito de alguns visitantes, que fazem muito barulho e vestem roupas, digamos, inapropriadas, principalmente no verão. Como disse, eu não sou católica, mas quando me convidam para a casa de alguém eu sou educada e sigo suas regras.
Fui no último domingo do mês, que é quando, para minha sorte, o papa fala à multidão na Praça São Pedro. É uma multidão mesmo, mas um clima muito bom porque você vê muita gente se emocionando de verdade. Para mim era mais uma parada da viagem, mas sei que para muitos era a realização do sonho de uma vida.
The post Vaticano: um lugar incrível mesmo para não-católicos appeared first on Pessoas e Lugares.