Eu não canso de falar que Toronto tem essa mistura de cidade e natureza que me encanta. Por toda a cidade você encontra essa harmonia entre arquitetura e áreas verdes.
Mas acho que a área que simboliza isso ao máximo é Waterfront. Não é a área mais verde da cidade, nem a mais desenvolvida, mas a sua localização faz dela uma peça-chave para entender – ou experimentar – essa sensação de harmonia de Toronto.
Às margens do Lago Ontario e aos pés da CN Tower, Waterfront acaba tendo um protagonismo na cidade. Às vezes, se você olhar de perto pode até esquecer que está a metros do coração da cidade. Ou melhor, do coração da maior cidade do Canadá, do seu centro financeiro.
Desde a década de 1970 já se falava em revitalizar esta área – antigamente ocupada por armazéns e fábricas -, mas só no final dos anos 90 que os planos começaram a ser feitos. Desde então, edifícios residenciais foram construídos e o comércio foi abrindo suas portas.
Hoje, Waterfront é uma área que concentra parques, condomínios e também centros culturais. Durante o verão sua orla fica cheia de turistas e moradores de outras áreas da cidade que vêm não só pela beleza da área, mas também por suas atrações.
É nessa época que muitos festivais de rua são realizados em Waterfront e é possível encontrar barraquinhas de comida e outros produtos.
Enfim, Toronto inteira é linda, mas essa mistura de atrativos que encontro aqui em Waterfront faz deste lugar o meu preferido.